sábado, 12 de fevereiro de 2011

Clássico dos clássicos

Primeiros escudos do Náutico (esquerda) e do Sport.Primeiros escudos do Náutico (esquerda) e do Sport.      
          Hoje, 13 de janeiro, o campeonato pernambucano exibirá mais uma edição do clássico dos clássicos, o nome pelo qual é conhecido o jogo entre o Clube Náutico Capibaribe e o Sport Club do Recife. Terceiro clássico mais antigo do Brasil, atrás somente do Clássico Vovô, do Rio de Janeiro, e do Grenal, de Porto Alegre é um dos quatro grandes clássicos do futebol pernambucano, ao lado do Clássico das Multidões, do Clássico das Emoções e do Clássico Matuto.
          A história dos dois clubes está ligada desde as suas origens, uma vez que o Sport foi fundado por Guilherme de Aquino após dirigentes do Náutico recusarem sua oferta de introduzir uma equipe de futebol no clube. Realizado pela primeira vez em 1909, com vitória do Náutico, o confronto era conhecido inicialmente como "Fla-Flu pernambucano", e recebeu o nome atual num anúncio do Jornal Pequeno de 18 de agosto de 1945. A maior goleada do Sport ocorreu em 1916, com uma vitória por 8 a 0, enquanto o Náutico venceu por 8 a 1 em 1935.
          Náutico e Sport disputaram diversas partidas históricas, como a que levou mais de oitenta mil pessoas ao Estádio do Arruda, estabelecendo o recorde de público para o Clássico, a vitória do Sport no Estádio dos Aflitos na Copa do Nordeste de 2001 e a vitória do Náutico no Estádio da Ilha do Retiro no Pernambucano do mesmo ano, interrompendo a seqüência de títulos do rival e evitando o hexa. 
           Em 1905, o estudante pernambucano Guilherme de Aquino, em viagem à Inglaterra, se encantou com o futebol e, na volta ao Recife, trouxe equipamento necessário para a formação de duas equipes. Procurando um clube para iniciar a prática da modalidade, solicitou inicialmente ao Clube Náutico Capibaribe, fundado quatro anos antes e voltado à prática de remo, um espaço para o esporte. Com a não-aceitação do Náutico, Guilherme de Aquino decidiu fundar um novo clube, o Sport Club do Recife.
Quatro anos depois, com a popularização do futebol no Recife, o Náutico decidiu aderir à modalidade e fez um desafio à equipe do Sport. Em 24 de julho de 1909, o Jornal Pequeno anunciou:
           A situação das duas equipes no campeonato são bem diferentes. O Náutico, que defende a  exclusividade do hexa, aponta na tabela com 21 pontos, dividindo a segunda colocação com Porto e Santa Cruz. Já o Sport, numa situação bem delicada, com resultados negativas nas duas rodadas anteriores, amarga a sétima posição da tabela com 14 pontos. 
              Apesar de jogar fora de casa, o Náutico mantém o favoritismo. Tal constatação se dá pela análise dos números e das partidas jogadas, onde o Náutico demonstra um aproveitamento bem superior ao do rival. 
               

Um comentário:

  1. Uma velha frase reflete o que é o campeonato pernambucano: "o jogo só acaba após os 45 min do segundo tempo"

    Sport rumo ao hexa!

    Abraço, gordo.

    ResponderExcluir