Depois de lutar por mais de 13 anos contra um câncer na região abdominal, o ex-vice-presidente da República José Alencar morreu na tarde desta terça-feira (29), aos 79 anos, em São Paulo. Alencar morreu às 14h41 em decorrência do câncer e de falência múltipla dos órgãos.
Nesse período ele foi submetido a 17 cirurgias, perdeu um rim, dois terços do estômago e partes dos intestinos delgado e grosso. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, pai de três filhos --Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia -- e avô de cinco netos (em 2001 ele passou a responder a um processo de reconhecimento de paternidade ajuizado por Rosemary de Moraes).

O Brasil deve muito a ele e
à ternura dele

Gilberto Carvalho, secretário-geral
da Presidência da República.
O quadro clínico do empresário que ajudou a eleger Lula em 2002 e em 2006 piorou três dias antes do último Natal, quando foi internado com urgência após uma nova hemorragia abdominal provocada pelo tumor no intestino. Os médicos contiveram o sangramento, mas não puderam retirar os tecidos comprometidos pela doença, impedindo o político mineiro de se despedir do cargo em Brasília e de participar da posse da presidente Dilma Rousseff.
De dezembro até os primeiros meses de 2011, o ex-vice voltou a ser internado diversas vezes, sempre em situação muito grave (veja histórico abaixo). Cirurgias foram descartadas nas últimas internações devido ao estado delicado de sua saúde.
Em novembro de 2009, Alencar garantiu que se a saúde permitisse seria candidato ao Senado. No início do ano passado, cogitou tentar o governo de Minas Gerais. Porém, em abril, afirmou que não disputaria cargos por estar em tratamento de quimioterapia contra o câncer.
"Decidi não me candidatar a nada. Vou cumprir o meu mandato até o último dia, se Deus quiser, e descer a rampa da mesma forma que subi. Subi a rampa com ele [Lula], vou descer com ele. Ele também não se afastou, vamos juntos", disse na ocasião. Proibido pelos médicos, ficou no hospital enquanto Dilma e seu sucessor, Michel Temer, recebiam o cargo no Palácio do Planalto

Lula foi às lágrimas ao falar sobre Alencar. "Connheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse. “O Brasil perde um homem de dimensão excepcional”, completou.
Repercussão da morte de José Alencar | ||
Paulo Maluf (PP-SP), deputado federal - "O Brasil perde um grande homem, notável estadista. Que Deus dê a todos nós força para suprir a dor de sua ausência." Roberto Jefferson, presidente do PTB - "Treze anos e 17 operações depois, o ex-presidente Alencar foi, enfim, descansar. Que Deus o receba" Tarso Genro (PT-RS), governador do Rio Grande do Sul - "José Alencar: morre um grande brasileiro, orgulho do nosso povo e patrimônio da democracia no Brasil". Eduardo Azeredo (PSDB-MG), deputado federal e ex-governador de Minas Gerais - "Minha homenagem a José Alencar -- homem público que honrou Minas Gerais e o Brasil. Um exemplo de luta pela vida". Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara - "É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento do grande José Alencar. Homem que marcou a história política do país pela simplicidade e simpatia. Meus sentimentos à família" Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), ex-ministro da Integração Nacional no governo Lula - "Aqui do lado do [vice-]presidente Michel Temer recebemos a notícia da morte de José Alencar. O [vice-]presidente se prepara para decretar luto e iniciar homenagens. Vi de perto o respeito e carinho de Lula da presidente Dilma com José Alencar. Imagino a tristeza na alma de ambos." Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), líder da Minoria na Câmara dos Deputados - "MG e o Brasil perdem um baluarte da ética, um eficiente empresário, um político humano e um cidadão vigoroso na luta pela vida: José Alencar." Cássio Cunha Lima (PSDB), ex-governador da Paraíba - "O Brasil acaba de perder um grande homem. Exemplo de coragem, firmeza e compromisso com o nosso país! Minha sincera homenagem a José Alencar." Pedro Simon (PMDB-RS), senador - "Meu profundo pesar pela morte do grande amigo José Alencar, um brasileiro como poucos, cujo amor ao país é um exemplo". Edevaldo Alves da Silva, presidente do Complexo Educacional FMU - "José Alencar demonstrou em toda sua vida que o importante é lutar. Desde pequeno trabalhou intensamente e se tornou um dos maiores empresários do Brasil. Na vida pública demonstrou todo carinho pelas pessoas mais próximas e nos últimos anos nos deu uma lição de determinação. Que Deus conforte seus familiares.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário