O comando da campanha do PT esperava mesmo sair em desvantagem
em relação ao adversário do PSDB no segundo turno, e uma pesquisa interna saiu
dentro das expectativas, mas melhor do que poderia ter sido. Segundo a
colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, um tracking feito pela
campanha de Dilma apurou 46% de intenções de votos para Aécio Neves, contra 43%
para a presidente. Na contagem de intenções de votos válidos, o placar ficou em
52% a 48% para o tucano sobre a petista.
O levantamento informal, sem registro TSE, motivou os
petistas. O advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh foi um dos primeiros
a se manifestar, conclamando a militância a não acreditar nos números dos
institutos de pesquisas tradicionais.
Os petistas esperavam uma vantagem para Aécio, em razão da
performance do tucano no primeiro turno, mas os números obtidos foram
considerados positivos em razão do estabelecimento de uma situação de empate
técnico, ainda que com vantagem para o adversário.
A sondagem do PT foi feita em nível nacional e tem margem de
erro estimada em dois pontos percentuais. As campanhas costumam utilizar
levantamentos próprios para orientar especialmente a linha política dos
programas de televisão.
247 Brasil
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