sexta-feira, 2 de outubro de 2015

#OcupeEstelita condena violência de Policial Militar

 O movimento #OcupeEstelita reagiu a agressão despudorada de um policial militar que atirou com arma de borracha num  estudante que participava de um ato no centro do Recife na noite desta quinta-feira, 01.    O movimento, que luta pela devolução do Cais José Estelita à cidade do Recife, divulgou nota de repúdio (leia abaixo) em sua rede social, condenando a ação da polícia militar.
 A pauta do #OcupeEstelita é conhecido no mundo inteiro. O movimento tenta anular um leilão realizado pela Prefeitura de Recife que entrega um espaço público à iniciativa privada para a construção de espigões residenciais.
                Segue a nota de repúdio:
 O Movimento Ocupe Estelita denuncia e repudia o comportamento da Polícia Militar que, sem qualquer justificativa, disparou contra integrantes do Movimento Ocupe Estelita que foram às ruas exigir que a Prefeitura anule os protocolos que aprovam o Projeto Novo Recife, resultado de um leilão fraudulento como foi comprovado por investigações da Policia Federal. Como evidenciado em uma série de vídeos, um policial chamado Cezar dos Anjos atirou com bala de borracha em um dos manifestantes depois que nossa faixa de tecido encostou, de modo acidental e sem dano, no corpo dele. Importante dizer também que ele e outros PMs estavam trabalhando sem identificação, só tivemos acesso ao seu nome pelo Facebook.
De todo forma, não nos surpreende o acontecido de ontem, visto que a Polícia Militar é um resquicio da Ditadura Militar, além de ser também responsável pelo extermínio cotidiano da juventude negra e periférica e pela repressão às manifestações populares no Brasil.
Durante todo o ato a repressão se fez presente em provocações. Houve inclusive agressões às mulheres. O ocorrido nas proximidades da Prefeitura é consequencia da lógica da relação do poder do Estado, aliado aos interesses da elite economica, que usa seu braço armado como única resposta as demandas populares.
O prefeito Geraldo Júlio se negou a responder ao nosso ultimato do cancelamento e colocou sua força policial para nós receber na Prefeitura, mas nós não aceitamos essa tentativa de silenciamento e vamos tomar o Cais de volta na lei ou na marra!!!
Não nós calarão com balas de borracha!
Dois vídeos que mostram o momento do disparo:
1) https://www.youtube.com/watch?v=JJoEut8T-rg&feature=youtu.be

2) https://www.facebook.com/danguima/videos/10204988059117935/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário