segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Principal Obra de D. Pedro I é executada pela Filarmônica Vera Cruz


  Quarta feira, 7 de setembro, dentro da programação dos festejos da Independência do Brasil, A Filarmônica Vera Cruz, sob a regência do Maestro Julio Medaglia,  executou O Credo, principal obra do Imperador D. Pedro I, recentemente restaurada e apresentada na integra, com coro e orquestra.

   Autor do Hino da Independência, D. Pedro é conhecido mais pelos feitos políticos e militares do que pelo talento composicional. Além do Credo assina inúmeras composições, das quais se destacam aquelas para violão.
   Segundo o Maestro Julio Medaglia, D. Pedro não era um simples diletante musical.  Suas composições surpreendem pela capacidade técnica e estética, cujas características mozartianas e rossinianas são patentes, demonstrando está o imperador atento ao movimento musical europeu da época, certamente favorecido pela presença na corte do principal aluno de Haydn, responsável pela formação musical de D. Pedro.
      Está em curso um trabalho de restauração da obra do Imperador, capitaneado  pelo Maestro Medaglia, com o apoio da Biblioteca Nacional e Ministério da Educação.
      O "Concerto da Independência" aconteceu no Parque Chácara Silvestre, em São Bernado do Campo, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário