quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Raio-X de seis meses de gestão da Prefeita Sandra Aragão e um péssimo diagnóstico

Esgoto Rua Inês Carmelita de Araújo
  A administração da prefeita de Tacaimbó, Sandra Aragão, não tem muito o que comemorar nos seus primeiros seis meses à frente da Prefeitura Municipal de Tacaimbó. Marcada pela morosidade e graves problemas de gestão, a administração parece perdida e sem perspectiva, sem o avanço de políticas públicas convincentes e básicas.
       
Praça Academia das Cidades
     Oque se nota, da cidade à zona rural, é um clima de descontentamento em face do abandono. As estradas  da zona-rural, esburacadas, dificultam as ida e vinda de moradores e oferecem perigos iminentes aos que trafegam pela aquela região.
       É visível o discuido administrativo a olho nú. Uma simples caminhada pela cidade é o suficiênte pra conferir o desmando. O povo está se habituando a conviver com animais soltos em praças públicas, lixo e fedentina do canal do Salgado, praças encobertas de mato, esgotos a céu aberto e falta de manutenção dos béns públicos.
Zona Rural
       Segundo o Vereador Claudio do Raio-X a saúde está um caos - "têm faltado medicamentos de atenção básica no posto de Saúde de Riacho Fechado" aponta o Vereador. O caso mais dramático vem do Sítio Boa vista de Baixo. Segundo Evaldo da Silva de Lima, 24 anos, o Posto de Saúde, que atende toda a região, está fechado e abandonado desde o início da gestão da Prefeita. Segundo o morador, uma médica ensaiou atendimentos no início do ano, mas teve que interromper por conta da falta de limpeza e estrutura. Com o fechamento do Posto a comunidade se encontra desassistida, fato também confirmado pelo Vereador Cláudio. 
Boa Vista de Baixo
Perguntado como os moradores fazem em casos de problemas de saúde, Evaldo disparou: "Com a falta de atendimento no Posto Médico a comunidade fica impossibilitada de fazer prevenções e ter diagnósticos médicos precoces. Só temos contato com médicos quando já estamos ruim da saúde". "Há dois meses, depois de me sentir mal, liguei para o Senhor Sebastião da Celpe, Diretor de Transporte da Prefeitura, para pedir uma ambulância pra ir ao hospital. A resposta que tive era que meu problema não era de urgência, que as ambulâncias só estariam disponíveis para atendimentos de emergência. Como saberia ele que meu caso não era urgente? tive que me virar pra me deslocar até um hospital e ser atendido", afirmou Evaldo. 
       O Blog foi conferir o estado do Posto de Saúde  da Boa Vista de Baixo e testemunhou a calamidade. Vidros quebrados, mato e uma grande corrente com cadeados substituem médicos, odontólogos e enfermeiros, excluindo do acesso a saúde centenas de famílias. Os moradores já recorreram a emissoras de TV e Rádios na esperança de chamar a atenção das autoridades. 
Ambulância detida
        A falta de cobertura das ambulâncias nas comunidades rurais se explica depois da ambulância do município ter sido  detida no Posto da Polícia Rodoviária Federal em São Caetano, por falta de pagamento do IPVA. Segundo Cícero Silva, as ambulâncias de Tacaimbó não podem ultrapassar o Posto da Polícia Rodoviária Federal de São Caetano.  Segundo ele teria sido essa a resposta da Diretoria de Transportes após ele mesmo solicitar uma ambulância.
Bairro do Salgado
          Mas não são apenas notícias ruins que pairam sobre Tacaimbó. É visível a movimentação de máquinas e trabalhadores em canteiros de obras espalhados pelo munícípio. A cidade foi contemplada pela liberação de aproximadamente 20 milhões de reais para o saneamento básico. O projeto foi proposto em 2006 pelo então Perefeito Washington Lúis. Desse motante, 300 mil reias foi destinado pelo Deputado Federal Paulo Rubem Santiago, atendendo a uma demanda do então Vereador Álvaro Marques, candidato a  Prefeito na última eleição. Após a execução das obras, Tacaimbó será 100% saneado. A obra que trocará a rede de distribuição das águas da cidade, que está em execução, também foi um projeto da segunda gestão de Washington Lúis.
Próximo a Escola José Leite Barros
Esgoto  a céu aberto
Os recursos adquiridos para a execução dessas obras foi um trabalho à várias mãos, capitãneado pelo então Prefeito Washington. 
     Batendo esteira pra essas boas notícias, temos uma outra: Os recursos e as execuções das obras  serão geridas pelo Governo do Estado, oque nos enche de esperança de vermos as obras findadas e o dinheiro público bem aplicado.  
        Desde o início do ano a Cidade de Tacaimbó recebeu o montate de R$: 9.656.465,48 (Nove milhões, seissentos e cinquenta e seis mil, quatrocentos e sessenta e cinco reais e quarenta e oito centavos)  e nenhuma intervenção efetiva de impacto social. A
deriva,  as únicas ações efetivas da atual gestão tem sido a pintura de meio-fio e a poldagem de árvores. 
      Em entrevista ao Blog, o Presidente do Partido dos Trabalhadores - PT, Álvaro Marques, afirma que o descaso da atual gestão já era anunciado e esperado por todos devido ao histórico negativo de seu grupo político. Segundo ele, Sandra Aragão é prefeita de direito e não de fato. Álvaro aponta que as ações e diretrizes da atual gestão são dadas pelo Ex-Prefeito Paulo Chaves.
       

      
           
          
         

2 comentários:

  1. Nada disso é surpresa para nós.... A gestão atual esta realmente perdida e confundida no que ´´é e como se governa e constrói politicas publicas... Hum. Fico triste e ao mesmo tempo revoltado, ao ver uma sociedade "calada" "omissa" com o que aconteci durante esse período. Uma sociedade unida gera fortalecimento politico, representantes se fortalece com a foça do povo. Estamos Juntos Por um Tacaimbó ativista. Rafa B. .

    ResponderExcluir
  2. Meu deus Isso já era um desastre esperado gestão total mente perdida como que uma gestão de uma cidade que nem honra a saúde como premissa básica no exercício da cidadania do ser humano, se constitui de extrema relevância para a sociedade, pois a saúde diz respeito à qualidade de vida, e o direito sanitário se externa como forma indispensável no âmbito dos direitos fundamentais sociais.
    Isso e o agradecimento com o povo que colocou esses gestores que agem dessa forma acostumados com descaso mais aprendizado paras o povo aqueles que votaram na gestão atual e eleitores que não procuram gestores que tenha o pensamento e coração voltado para educação, saúde, segurança, e outras coisas mais e aonde vem o arrependimento dos que contribuíram com esse descaso filhos naturais tacaimboense lembro. Estava lendo uma matéria em um blog que dizia que a atual gestora e considerada a mãe dos pobres se ela for à mãe dos pobres fazendo isso com nossa cidade eu não quero conhecer a madrasta
    O que está faltando meu povo quando vai acorda ou então tacaimbó vai afundar nas mãos desses gestores um forte abraço meu povo tacaimbó.

    ResponderExcluir