A V Jornada Literária Portal do Sertão do Sesc foi um sucesso em Tacaimbó. O público assimilou o evento e compareceu em massa durante a programação.
No dia 26/03 alunos da rede estadual e municipal de ensino receberam oficinas de Quadrinhos e Texto na Escola Francisco de Assis. Ontem, 27/03, a Escola José Leite Barros recebeu escritores e poetas em mesas redondas. A comunidade escolar e a população tiveram a oportunidade de ver e escutar as declamações de Chico Pedrosa, um dos mitos da poesia sertaneja. Durante o evento, Chico contou detalhes da sua vida e obra. Declamou poesias e contou causos, envolvendo crianças, jovens e adultos.
As crianças se encantaram com a passagem da "Carroça do Encantado", peça teatral baseada na obra de Manoel Constantino, que esteve na Praça Francelino de Araújo conversando com as crianças.
O momento mais emocionante ficou por conta da Cia do Tijolo, trupe de teatro paulista que apresentou na Praça Francelino de Araújo o espetáculo "Cante de lá que eu canto Cá", baseado na obra de Patativa do Assaré.
A obra do poeta cearense foi decantada em verso, prosa e canção. O público, que lotou a Praça, permaneceu quieta e atenciosa diante da beleza da obra e da surpreendente atuação dos atores e atrizes da Cia.
Dinho Lima, ator da Cia do Tijolo, natural de Tacaimbó, emocionou o público ao fazer uma bela homenagem a Duia, Dona Maria Viúva e Dona Helena, pessoas queridas da cidade que fizeram parte de sua juventude quando ainda morava em Tacaimbó.
Enfim, o público sorriu, chorou e dançou numa noite antológica que marca apenas o início de uma atividade cultural na cidade. Tacaimbó foi invadida por poetas, cantores, atores, atrizes e escritores. O povo acenou positivamente diante da cultura e da boa arte.
A Jornada segue pelo agreste. Hoje, 28 de março, será a vez de São Bento do Una; amanhã, 29, Belo Jardim.
Viva a Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário