Leon Prado é o nome por trás do evento “Queremos ser Maria Bethânia”, que está previsto para acontecer nesta sexta-feira às 17h em frente ao Ministério da Cultura, em Brasília. “Vi um monte de gente reclamando e pensei ‘se é pra reclamar, vamos reclamar direito’”, afirma. 267 pessoas já estão confirmadas para o protesto e o número de convites pendentes supera os 3 mil.

O evento “Queremos ser Maria Bethânia” já mobilizou vários internautas, que prometeram levar instrumentos e carros de som. “Vamos chegar fantasiados de Maria Bethânia porque todo mundo quer ser Maria Bethânia, né?” afirma Leon, que também administra um blog de poesia.
Mas esta não é a única crítica que ele faz ao projeto. “Se eu tivesse esses R$ 1,3 milhão para fazer um blog, iria investir numa pesquisa de novos poetas em vez de divulgar poemas já famosos que às vezes eles não pagam nem direito autoral pra pegar”, diz.
Embora o evento já seja fenômeno no Facebook, Prado não sabe o que esperar do resultado. “Não faço a menor ideia de como vai ser. Pode ir um monte de gente, pode não ir ninguém. Só indo lá pra saber”, diz.
Do Correio Braziliense
Pois bem, ano passado a mesma Maria foi contemplada pela Lei Rouanet, recebendo autorização para captar cerca de um milhão e meio de reais para realizar uma turnê pelo Brasil. Juca Ferreira, então Ministro da cultura, contrariou a equipe técnica do ministério, que apresentou parecer contrário ao projeto apresentado pela equipe da cantora.
Absurdos tem acontecidos pelo Brasil a fora. Famosos e mais famosos têm sido contemplados e bancados com dinheiro público, enquanto os artistas populares e a cultura brasileira falece a míngua. 1,3 milhões para o blog de Maria Bethânia, e nada para a Fundação Musica e Vida de São Caetano, que recebe cerca de 300 crianças e adolescentes, e até hoje não recebeu 1 real do poder público.
Mesmo distantes, estaremos engrossando o caldo dessa manifestação de logo mais. Já que não podemos está lá, espelhemos este artigo via rede mundial de computadores, mostrando nossa indignação e desprezo a essas práticas nada republicanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário