A TV Globo caminha a passos largos na redução de sua
audiência. Segundo dados do Ibope divulgados nesta quarta-feira, 1º, a emissora
dos irmãos Marinho fechou setembro como pior mês da sua história na Grande São
Paulo. Globo obteve apenas 12,2 pontos de audiência. Em agosto, o patamar era
de 12,5 pontos.
Se comparado com o mesmo mês do ano passado, a queda é ainda
maior. A emissora marcou 14,4 pontos – ou seja, a audiência caiu 16%. Segundo a
fórmula do Ibope para calcular a audiência, cada ponto medido corresponde a
65.201 domicílios na Grande São Paulo. Emissora atribui ao horário de
propaganda eleitoral o fiasco na audiência.
As rivais oscilaram muito pouco de agosto para setembro. A
Record subiu de 5,9 para 6 pontos; o SBT, manteve-se em 5,5; Band caiu de 2,3
para 2,2; a Rede TV! de 0,9 para 0,8. A informação é do jornalista Lauro
Jardim.
A Globo enfrenta há alguns anos uma grave crise de
audiência. O Jornal Nacional, seu programa mais importante, registrou em 2013
seu pior ano da história em audiência. Apenas nos últimos dois anos, 2012 e
2013, a queda foi de 18,4%, e na última década, despencou 30%.
Outra razão é que, assim como jornais e revistas, as
emissoras de televisão também têm perdido público para a internet. No caso da
emissora da família Marinho, mesmo no horário nobre (das 18h à meia-noite), em
que estão concentradas as principais atrações, a queda da audiência foi maior,
caindo de 24,6 pontos (2012) para 23,2 pontos (2013).
247 Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário