segunda-feira, 16 de maio de 2016

O BRASIL E A PONTE PARA O ATRASO

Colunista: Adauto Guedes é Mestre em História e Prof. da AEB
 Passado o processo que culminou com o afastamento da Presidenta Dilma Rousseff, para quem imaginou que acordaríamos num país livre da corrupção, do pleno emprego e baixa inflação, os desencontros da Ponte Para o Futuro do PMDB de Temer, serve-nos apenas como um retorno ao conservadorismo, ao atraso, sobretudo ao percebermos que em sua composição ministerial inexiste mulheres, fato que não ocorria há pelo menos 30 anos. O retrocesso é claro!
  Mas o batalhão do conservadorismo fez seu papel já no dia seguinte ao afastamento da Presidenta. Em Pernambuco o JC deu ênfase ao discurso de salvação nacional, seria Temer o salvador? O ministro do Supremo Dias Toffoli em solenidade no TSE, legitima Temer e cita o momento como histórico ao mencionar que depois de 110 anos o Brasil volta ater um presidente paulista, seria esse o intuito da casa-grande, fazer São Paulo voltar a ser o grande centro político do país, relembrando o auge da política do café com leite, da qual se reversava no poder São Paulo-Minas Gerais...Temer-Aécio? Faz sentido, já que o hexa-delatado Aécio Neves já teve seu processo engavetado no TSE em menos de 24 horas, livre para concorrer em novas eleições, por enquanto.
   A ponte que nos liga ao passado, nebuloso, elitista, conservador, começa velho até mesmo no slogan: ordem e progresso. Já vimos isso antes, ordem para o povo e progresso para as elites!
  Oportunista, FHC já avisou que se o desgoverno Temer não decolar ele cai fora...Paulinho fraqueza já aparece como um dos maiores derrotados do golpe e esbraveja contra Meireles, a quem mencionou suas ideias como estapafúrdias...dentro do MEC o próprio ministro da Educação e Cultura é hostilizado pelos funcionários. Quem sabe para começar a mudar temer não indique sua esposa para a área social, há algo mais novo do que isso? Velha política pura!
    Para aqueles que diziam “pior do que está não fica”, aguardem o dia depois de amanhã, pois a passagem molhada para o atraso nos tem ligado ao quanto pior, melhor.
     Ah...só respondendo à pergunta, Temer salvador?

   Não!!! Ele não desceu a rampa paralela do planalto ao lado daqueles que lutaram pela democracia contra a ditadura e que hoje defende a democracia contra os golpistas, ele chegaria um pouco mais tarde ao Palácio do Planalto com Ronaldo caiado e seus jagunços. Afinal, a ponte para o atraso nos faz reviver a Velha República! 

Um comentário: