quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tacaimbó recebe projeto cultural com atividades de canto-coral e apreciação musical

  A partir do dia 21 de setembro a cidade de Tacaimbó receberá um projeto de inclusão social e cultural. A Oficina de canto-coral e apreciação musical iniciará suas atividades neste sábado, a partir das 14:00 hrs, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tacaimbó. 
  O Projeto, dirigido pelo Professor Célio Leonel, signatário deste blog, oferecerá a juventude tacaimboense a oportunidade de aprender música através do Canto-coral.
  O resultado prático do projeto será a formação de um grande coral pela comunidade. Os participantes serão iniciados em saberes práticos e teóricos da música, bem como história da música ocidental e história da música brasileira, com ênfase em música nordestina. No plano prático: técnica-vocal, aquecimento e relaxamento corporal e solfejo. O repertório a ser trabalhado pelo coro percorrerá os diversos gêneros e estilos da música universal, de Luís Gonzaga a Mozart.
   O projeto Oficina de canto-coral e apreciação musical conta com a preciosa parceria da Escola José Leite Barros, Escola Francisco de Assis Barros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tacaimbó e a Associação franco-brasileira TIA LOKA. As atividades do projeto acontecerão nas dependências dessas instituições, em forma de rodízio hebdomadário. O intercâmbio cultural com a Associação Tia Loka permitirá o diálogo e a troca de experiencias com músicos e artistas franceses que se dedicam à pesquisa e a reprodução da cultura nordestina.
 O projeto será aberto a toda comunidade com idade mínima de 12 anos, e gratuito. Os interessados em participar deverão fazer suas inscrições através do telefone 081 89560024 ou pelo email- celioleonel5@gmail.com, ou ainda comparecer no Sindicato dos Trabalhadores Rurais no sábado, dia 21 de setembro, 14:00 hrs, e realizar sua inscrição in loco.
    Será uma ótima oportunidade para adolescentes e jovens aprenderem uma prática artística. Mais do que a simples aquisição de saberes práticos e teóricos da música, é a possibilidade da expansão das perspectivas intelectuais e culturais. O projeto promoverá a inclusão cultural e a cidadania. 
  Com o andamento da Oficina de canto-coral e apreciação musical, outras atividades e intervenções culturais serão adicionadas como desdobramentos das atividades iniciais. Oficinas de flauta-doce, danças folclóricas e populares, percussão alternativa e popular, batucada, performance instrumental, além de palestras, serão oferecidas a comunidade. 
     Participem!

         

4 comentários:

  1. Cultura é conhecimento é oportunidade!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo pelo blog e pelo projeto, sabemos que viver de cultura requer paciência e atitude.E estou feliz por você, vamos botar alguma coisa na cabeça desses jovens ociosos. Fernanda Caxiado

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Fernanda! Depois quero levar os participantes pra conhecer o espaço Caxiado, viu!

    ResponderExcluir